Pular para o conteúdo principal

OLHAR PRA DENTRO!


Independente da opinião individual sobre o tempo que vivemos uma coisa em comum a quase todos é o fato de que passamos por um período que nos permite avaliar, "olhar para dentro" e fazer uma auto-análise de nossas vidas.

Desde meados de março que vivemos dias de menos correria. O confinamento nos permitiu algo que até então dizíamos impossível: "Não tenho tempo pra mim". E o que temos aprendido desde então? O que temos feito de proveitoso neste tempo que nos foi imposto de forma tão cruel se olharmos ao entorno mas que ao mesmo tempo tem sido benéfico para o mundo inteiro.

Estamos vendo que a falta de tempo era uma desculpa pois hoje mantemos nossa vida tendo mais tempo para a família, para leituras, para orações, para muitas coisas que deixávamos de fazer por conta da rotina. Vemos também que o trabalho que por anos nos pressionava hoje continua (em alguns casos) "normal" sem a necessidade daquela pressão que nos era feita quando tudo era pra ontem, prazos apertados e reclamações muitas vezes desnecessárias.

Enfim, o fato é que independente de tudo os tempos são outros, a história mudou e sem dúvida, na existência humana, uma página foi virada e a pergunta que eu faço é: COMO VOCÊ TEM APROVEITADO ESSE MOMENTO?

Vejo muitos comentários e textos falando sobre o momento de mudança, sobre olhar o todo, pensar no futuro, em como será o mundo... Muito bonito, mas e se o mundo acabasse agora?
E se não houver futuro? Claro que desejamos e esperamos uma vacina que possa nos entregar a vida que tínhamos antes mas e se não fosse assim.

Muitos querem nos vender um pensamento de futuro, de pensar em como será, de novos rumos e caminhos, mas poucos nos falam sobre o eu, sobre você. Há alguns meses atrás os milhares que morreram tinham planos para o futuro, tinham... A vida não é algo que nós controlamos, por mais que o ser humano se ache imbatível. Basta um vírus microscópico para nos mostrar isso.

O que mais tenho feito é olhar pra dentro de mim, buscar no passado acertos e erros. Como Católico faço sim minhas orações pedindo que Deus tenha misericórdia mas ciente de que no fundo quem decide é Ele. Para outros, sem religião, pode mudar o nome de Deus para universo e tirar a misericórdia da frase, mas no final a idéia e o fundamento são os mesmos.

Como sempre digo, o que passou nos ensina mas não nos impede de errar novamente. O agora é onde podemos fazer tudo e o amanhã... deixa ele chegar para ver como será. Óbvio que não vivo a famosa "vida louca", o amanhã pode ser seguro se juntar o passado e o presente e me programar melhor mas não existe amanhã, alias, cada segundo a mais é na verdade um segundo a menos no relógio onde contamos a idade pra cima mas que no fundo não passa de uma contagem regressiva na qual não sabemos onde ela começou.

Por isso, aproveite esse tempo para olhar pra dentro, sem se preocupar com os "barulhos" externos, cresça em você e tenha certeza que tudo em volta mudará. Aí sim, no futuro, seremos melhores e estaremos melhor preparados para o que nos espera.


Até o próximo!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...