Pular para o conteúdo principal

PERDOAR...

Não vou levar esse tema tendo como base nenhuma religião mas quero apenas compartilhar um pouco daquilo que pra mim é parte do dia a dia... o PERDÃO.

Seja qual for a sua crença, ou até mesmo se você não possui nenhuma religião, uma coisa é comum a todos nós, o quanto perdoar nos traz paz.
Por motivos as vezes alheios à nossa vontade, e outras vezes não, passamos por situações de conflito quase que diariamente. Muitos desses momentos são pequenos, sem importância, e logo depois já estamos rindo e brincando com a pessoa com a qual tivemos um desentendimento, porém, em alguns casos, o fato é levado de forma mais séria e nós carregamos conosco aquele peso.
Seja no trabalho, em casa ou entre amigos, somos humanos e, na condição humana estamos todos propensos a discordâncias mas, muitas delas tendem a um final sem solução, e é aqui onde a nossa decisão se torna fundamental para nós mesmos.
Perdoar se o errado não sou eu?
Essa máxima é a frase, e/ou pensamento, que mais atrapalha nosso crescimento e que coloca sempre a humanidade em pé de guerra. Em uma batalha não existem vitoriosos uma vez que um sai perdedor e o outro vitorioso em cima da dor do outro. Somos doutrinados a viver em um mundo onde a cooperação é uma bela utopia e, mesmo nas mais belas e harmoniosas famílias e nas empresas com as aparências, e gestões mais modernas cooperar está sempre escondendo um sentimento que, quer queira você ou não, nos leva a pensar em nós primeiro.
Voltando à pergunta, SIM, perdoar não significa admitir um erro mas sim dar fim em algo que não faz mal só ao próximo mas à nós mesmos. Quando somos capazes de pensar, colocar a cabeça no lugar e procurar o outro lado para um diálogo a fim de por fim àquela situação, quando terminamos, e tudo fica bem, parece que uma tonelada saiu de nossas costas.
Quando uma situação ruim tem fim, quando realmente tiramos aquilo de nossas mentes e seguimos em frente tudo fica mais fácil. O convívio no trabalho, na escola, em casa... A visita à casa dos amigos, o futebol de sábado... Do contrário, seja verdadeiro e pense agora se uma situação ruim não faz com que você sempre se sinta mal em determinado local.

Não espere que o outro venha até você, vá até ele e busque essa reconciliação.
Não é vergonha, não é derrota e muito menos não é uma situação de rebaixamento.
Muito pelo contrário, ao se voltar para buscar o bem, tenha certeza que você estará ajudando o outro a crescer também!

Até o próximo!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...