Pular para o conteúdo principal

ADVERSIDADES... ESTEJA PRONTO!

"A vida não é um mar de flores..."

Quantas vezes ouvimos isso e outras frases com o mesmo contexto?
A saga delas começa ainda na infância quando nossos pais, quando mais sensatos, nos ensinam aos poucos que aqueles "anos dourados" possuem um prazo de validade.
Depois, um pouco mais velhos começamos a perceber que ligar pontos, juntar objetos em um mesmo grupo e pintar formas só se assemelha ao formato do triângulo isósceles na geometria.
Por fim, já na fase adulta, nossos superiores nos fazem pensar que nossas mães deviam possuir uma bola de cristal.

Enfim, nossa vida é um constante mudar e isso é um fato ao qual devemos estar sempre preparados. Algumas mudanças ocorrem de forma natural, aguardadas e muito tranquilamente passamos por elas, por outro lado, algumas são impostas, muitas vezes literalmente "goela abaixo"e é ai que temos que suscitar em nós a capacidade de entender, aceitar, lutar contra (quando for o caso) e passar por eles.

As adversidades são situações que vamos encontrar durante toda a vida e em todos os âmbitos. Seja no familiar, no profissional e até mesmo contra o nosso maior inimigo (que domado tende a ser o nosso maior aliado), nós mesmos.
Estar pronto para perdas, derrotas, broncas, mudanças, cobranças, maldades, fraudes, mentiras e tudo mais que possamos dar de frente é primordial para a nossa sobrevivência. A vida está em constante mutação e o que hoje vivemos está, queiramos ou não, linkada ao próximo, que por sua vez está linkada a outra pessoa e essa engrenagem pode, em algum momento, ter uma interrupção em algum dos elos, que afetara o funcionamento do mecanismo como um todo.
Para exemplificar e trazer o questionamento e pensamento sobre o tema, com certeza você já passou por um momento em que uma cobrança mais calorosa recaiu sobre você e simplesmente você não entendeu nada. Absolutamente, e sem dúvida alguma, a descarga foi em você mas o motivador não. Nesse momento, duas situações podem ocorrer. O primeiro, e humanamente mais comum dependendo da sua posição, é uma resposta imediata, a altura ou não e um possível desentendimento. A segunda, e mais indicada, seria um silêncio seu, mesmo estando na razão, para que os ânimos se acalmem e, posteriormente, se for o caso, uma conversa sobre o episódio. Essa ilustração demonstra exatamente o fator "estar preparado para as adversidades". Ele monta um episódio ilusório mas as reações podemos levar para qualquer situação de vida.

Contra toda e qualquer adversidade, não exploda, não se desespere, não mude seu foco completamente e imediatamente. Pense, silencie, reflita e depois sim, veja os caminhos que deverão ser tomados. Nunca na história, uma decisão tomada na emoção e muito menos uma resposta imediata a algo contrário foi positivo, muito pelo contrário, geralmente o nome do resultado de ações tomadas dessa forma é guerra, e quanto à isso já sabemos bem que não existem vitoriosos, as marcas ficam para sempre e muito se é perdido.


Até o próximo!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...