Pular para o conteúdo principal

Você é um fracassado?


Sim! Nós precisamos muitas vezes de um empurrão para sair do lugar mas o problema é que nem sempre estamos abertos a aceitar alguém chegar e nos tirar da zona de conforto.

Vou abrir aqui um parênteses e partilhar um momento particular onde esse empurrão foi fundamental.

Há mais ou menos um ano a situação não era das melhores. País em crise, retração econômica e esse quadro obviamente só poderia resultar em dificuldades para encontrar novos clientes. Os clientes estavam reduzindo o número de trabalhos e muitas vezes até mesmo cancelando os existentes.
Neste período eu trabalhava com Design Gráfico, Publicidade e Propaganda, possuía uma estrutura relativamente enxuta mas existiam algumas obrigações. Um pouco antes desse quadro, chamei um amigo para montarmos um projeto voltado para capacitação de empresas e pessoas no que diz respeito à imagem, marketing e relacionamentos (ele trazia a expertise de anos como coach e eu agregava o marketing). Passamos alguns meses construindo o trabalho e por fim conseguimos fechar alguns poucos trabalhos, porém, não era (e não foi) suficiente para manter tudo funcionando e, no final de 2015, resolvemos acabar com as atividades. Me vi obrigado a fechar o escritório para reduzir os custos (altos para a situação).

Neste momento eu ouvi a frase mais importante da minha vida até aquele momento. Esse sócio, que muito me ajudou a crescer no período que ficamos juntos (talvez eu tenha sido o melhor cliente da nossa empresa e o que mais deu frutos), virou pra mim quando estávamos fechando as portas da sala para entregar as chaves e disse: "Eu só quero ver o que todas essas mudanças vão refletir na sua vida. Vou te dar 3 meses para mudar ou vou ter a certeza de que você não terá sucesso nunca.".

Talvez naquele momento ele tenha dito aquilo como um desabafo ou por qualquer outro motivo mas o que ele não tinha idéia era de como aquilo mexeu comigo. Eu guardei aquilo não com raiva mas como uma missão, algo que eu deveria mudar. Ele me desconcertou e me tirou da zona de conforto como nunca antes ninguém tinha feito.

O fato é que, em 2 meses eu em meio a um turbilhão de mudanças construí uma nova linha de trabalho, com foco, metas claras e possíveis de serem concluídas e o resultado não poderia ser melhor. Essa linha me permitiu sair de uma receita que não pagava as contas para um situação espetacular, totalmente na contra-mão da crise e muito superior à qualquer expectativa.

Não estou aqui pra vender nenhum processo milagroso pois isso não existe. Não estou aqui para ensinar ninguém a trabalhar e muito menos acreditar que tenho a fórmula mágica pois isso também não existe. Estou aqui para te lembrar que muitas vezes devemos sim escutar uma crítica com um olhar diferente. Devemos sim ouvir quem está próximo e quer nos ver melhor. Claro que o filtro deve ser sempre uma realidade e nem sempre o que falam para nós possui uma motivação positiva, mas, mesmo assim, ouça e reflita.

Eu tomei uma pancada naquele dia que me acordou, me fez criar uma meta a ser superada e que eu tinha condições de realizar. Talvez se aquilo não tivesse sido dito ou se eu não tivesse levado a sério hoje ainda estaria em dificuldades e nem poderia passar essa experiência para outras pessoas. Mas no momento que eu fui empurrado contra a minha própria dificuldade me senti provocado a mudar, fui atrás e consegui.

Quer uma fórmula mágica ou um processo para vencer, crescer e ser bem sucedido? Pare, ouça, olhe em volta e vá atrás do seu sonho. Veja quais habilidades você possui e onde isso pode se encaixar no mercado de forma a ser algo novo, ou uma novidade em um segmento já inchado de pessoas tentando vender a mesma coisa.

Então, vai ficar aí com essa vidinha?
Te dou 3 meses pra mudar ou vou dizer que você nasceu para ser um fracassado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...