Pular para o conteúdo principal

LUTAS...

Agência da ONU diz que 20 milhões podem morrer de fome na África ...
Sem dúvida nenhuma nossa vida é feita de lutas. Nossa primeira batalha é uma corrida que sequer sabemos ainda quem seremos e assim será durante toda a nossa existência, uma corrida diária para um fim que não temos certeza de como será.

Durante os anos em que vivemos somos motivados para vitórias e pouco direcionados para lhe dar com as derrotas. Somos a todo momento incentivados a vencer sem lembrar que toda vitória requer um perdedor para existir e é aqui neste ponto que eu quero te propor a fazer uma pausa e pensar se realmente vale a pena passar a vida lutando, uma vez que para que possamos vencer um outro ser humano tem que perder.
Muitos dirão "ah mais a vida é assim". Será mesmo? Será que a vida precisa ser uma eterna disputa de braços onde "o mais forte" sempre vence?

Olhando a história como um todo, vemos que todas as batalhas, mesmo para os vitoriosos, custaram caro, e as baixas foram tantas que sequer pode se dizer que foi realmente uma vitória. Para quem estava por trás, mandando, sim, mas para aqueles que estavam lá na frente, sem dúvida que não.

Coexistir... Amar o próximo... e a mais dita de todas, Empatia...
Palavras e frases como essas e outras deveriam nos guiar para frente mas com sinceridade sabemos que por traz de todas elas uma única é, infelizmente, mais verdadeira: farinha pouca meu pirão primeiro (antiga para muitos mas que representa bem a verdade do mundo).

Somos uma raça que teria tudo para viver em harmonia, bem, todos tendo acesso as necessidades básicas com muito mais qualidade, mesmo com alguns mais ricos e outros mais pobres. A população humana tem toda a capacidade de equilibrar a vida para que o mundo viva com dignas condições para todos, porém, os que controlam grande parte das riquezas e detém o poder não possuem esse pensamento.

Como católico, tenho as premissas de que isso tudo é passageiro, lamento muito a desumanidade de muitos, mas confio que o Deus que eu creio dará no fim da vida aquilo que seu Filho prometeu aos merecedores, mas, ao mesmo tempo, o próprio Filho é um símbolo de que desde os tempos mais remotos a ganância e o poder sobrepuseram o amor, a igualdade e a fraternidade.

Finalizo dizendo com toda a certeza de que não veremos, infelizmente, o mundo mudar e passar a ser melhor. Continuaremos fabricando alimentos que dariam para toda a humanidade se alimentar e mesmo assim existirem milhares de famintos e pessoas, incluindo crianças, morrendo de fome. Veremos ainda laboratórios correndo atrás de vacinas não pelo bem mas pelo preço que cobrarão assim como vemos medicamentos que custam verdadeiras fortunas e são imprescindíveis para a vida de muitos. Veremos um país como a China, ser uma potência econômica por ter um trabalho praticamente escravo, com salários baixos, altas cargas horárias e o mundo todo demandando pedidos.

Confesso que gostaria de viver em um lugar que todos tivessem acesso a uma única palavra em todas as partes da sua vida... DIGNIDADE, porém, vivo em um mundo onde nascemos e morremos em meio a diversas e infinitas lutas.

Até o próximo!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...