Pular para o conteúdo principal

Não vimos os sintomas... ainda!


Eis a questão...

Vivemos hoje algo então nunca vista por muitas das gerações que hoje sentem o medo, a incerteza e todos os demais sintomas que o COVID-19 trouxe ao mundo. Mas o que realmente estamos vivendo?
Aos poucos vamos vivendo o ápice de diversos problemas que até então encarávamos como cotidianos, normais e naturais.
O Corona Vírus propriamente não é o grande terror de toda essa situação mas sim tudo que gira em volta dele e, quando falo isso, não estou falando da parte econômica pois esta, querendo ou não, daremos um jeito.
Não sabemos quanto tempo irá durar a quarentena, os isolamentos, as escolas fechadas, as proibições de circular, entre outras situações que cercearam rotinas comuns e aos poucos essa nova forma de viver mostrará seu lado mais sombrio.
Muitos estão preocupados com a falta de dinheiro porém não pensam nos danos psicológicos que em breve começarão a aparecer e que em muitas pessoas deixará marcas, e sintomas, para toda a vida.
Hoje somos "prisioneiros" em um mundo livre mas amanhã muitos estarão livres em suas prisões mentais.

Quantas pessoas vivem sozinhas e estão sozinhas neste momento?
Quantos são aqueles que mesmo na companhia de alguém se sentem isolados?
Quantos de nós gostaria agora de estar na rua, com um amigo ou simplesmente poder abrir a porta de casa e sair sem medo algum, como fazíamos há menos de um mês atrás?

Não me assusta a falta de respiradores, o sistema de saúde ou o número de mortes mas sim, me causa preocupação as vidas, que não passarão por nada disso, mas que depois necessitarão de ajuda, ou ninguém pensou no fato de que ao se dizer: Agora está tudo bem, podem sair! Todos sairão normalmente, sem a famosa "paranóia" do "será mesmo?". Para alguns isso não será problema assim como o hoje não é um problema pois pouco mudaram suas rotinas, mas, para uma grande maioria, o futuro, que não temos como dizer quando será, mostrará o verdadeiro efeito devastador desse vírus.

Como Católico praticante eu rogo a Deus todos os dias para que isso tudo passe logo mas, sendo Católico, sei que a vontade d'Ele prevalece e que a mim só cabe rezar, por mim, pelos meus e pelo mundo.

Que Deus nos abençoe!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...