Pular para o conteúdo principal

SER RESILIENTE... UM RISCO OU A MELHOR OPÇÃO?

Tão em voga como o termo Fake News a Resiliência passou a ser muito utilizada e colocada em prática, porém, será mesmo que estamos sendo resilientes?

No sentido figurado da palavra ela representa o grupo de pessoas com a capacidade de facilmente se adaptar à má sorte ou às mudanças. Pois bem, ser capaz de se adaptar às mudanças, quando essas forem positivas é sempre bom e nos trará apenas coisas boas, porém, muitas vezes não estamos sendo resilientes quando das nossas escolhas mas sim nos submetendo à situações adversas para sobreviver.

Neste ponto eu trago um pensamento para que não nos deixemos ser levados para um lado que no fundo não quer o nosso bem, não nos traz benefícios e apenas busca se aproveitar para o bem próprio. Seja um patrão, um colega de trabalho, um amigo, um parente ou qualquer que seja a ligação com a pessoa devemos sempre analisar tudo em volta da situação para que possamos realmente ver se, naquele momento, ser resiliente é a escolha certa ou se vale a pena enfrentar de frente a situação sem abrir mão do que desejamos.

Não podemos dar brechas para que a nossa resiliência se torne uma submissão disfarçada para evitar conflitos, garantir um emprego ou qualquer outra situação que nos prejudique no futuro.

Essa palavra que soa tão bonitinha e que traz consigo uma missão, ou capacidade, tão positiva, não deve jamais ser motivo para sofrimento, dor, trauma e tudo mais que podemos passar por querer sempre se adaptar ao meio.

Lembre-se que muitas vezes o problema não está em você e com isso, não é você que precisa mudar ou se adaptar!


Até o próximo!
Werner Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PERDER...

Aqui está uma palavra que ninguém gosta de ter em sua vida. Pelo menos não somos criados e, muitas vezes, ensinados a perder. Muito pelo contrário desde pequeno que somos estimulados à vitória, a ganhar e vencer. O ser humano como um todo é movido pela sede de vitória, seja na vida pessoal, profissional, amorosa... Se olharmos bem muitas vezes competimos até com nós mesmos para vencer uma marca anterior. Enfim, a palavra perder é algo que, a princípio, vai contra a essência de nossas vidas. O que nós esquecemos é que nascemos com uma "derrota" certa, para muitos com hora e data marcada, e da qual não existe nada humano que possa vencer esse momento. Para quem nos deixa sabe-se lá o que ocorre e, dentro da minha crença como católico, para muitos ao invés de uma derrota na verdade trata-se da maior vitória que alguém poderá alcançar, mas, para os que ficam essa perda é algo esperado porém cheio de perguntas, dúvidas, questionamentos, lágrimas, vazio, lembranças e,...