O termo foco é amplamente utilizado nos meios empresariais não é de hoje, é foco pra lá, foco pra cá. Hoje tudo se resume a ser focado, a ter um foco, e isso não está de toda forma errado e vou ousar agregar a esse termo a palavra especialidade.
Se você quer empreender, busca um negócio próprio, trabalhar como freelancer ou algo nesse sentido, quanto mais focado e especializado melhores serão as suas chances. Quanto mais você abrir o leque das suas ofertas, menos condições de ser reconhecido por uma delas você terá, mais dificuldade de ser indicado enfrentará (pois serão tantas as opções que as pessoas não saberão o que realmente você faz) e por último, e mais importante, menos reconhecimento você terá.
Atualmente, os profissionais que se especializam em uma determinada atividade tendem a ser mais valorizados, reconhecidos e procurados por empresas que desejam um trabalho eficaz e de qualidade para determinada área.
Vendo por outra ótica, e olhando de dentro para fora, como hoje a disputa é grande e a concorrência existe, em larga escala, em todas as atividades, quanto mais especializado melhores são as suas chances de se sobressair da massa. Por exemplo: Se você é um fotografo e está vendo que o mercado, depois do boom das máquinas digitais, ganhou milhares de novos "profissionais" e, além disso a grande maioria está buscando as festas, eventos, casamentos e aniversários, porque não se posicionar como fotografo especializado em veículos, em animais... Uma vez que você coloca no seu trabalho uma especialidade isso tende a aumentar a sua valorização não só no que tange a visibilidade mas principalmente na financeira.
Tenha sim um foco, isso é muito importante, mas pense em se posicionar de forma especializada dentro da sua atividade. Vale lembrar que não adianta apenas vestir essa nova roupa sem que ela fique perfeita em você, e essa analogia é dentro exatamente do quanto você é realmente capaz de oferecer um trabalho diferenciado para o mercado e para o público que escolher. Se estiver tudo ok e você é capaz de entregar exatamente o que oferece, vá em frente e experimente essa possibilidade! Não tenha receio de que o mercado vai diminuir, que as oportunidades serão menores pois é exatamente o contrário, a tendência da humanidade é buscar cada vez mais especialistas e que tal você se tornar um na sua área! Ofereça especialidade e se torne uma referência dentro do seu segmento!
Até o próximo!
Werner Lima
Se você quer empreender, busca um negócio próprio, trabalhar como freelancer ou algo nesse sentido, quanto mais focado e especializado melhores serão as suas chances. Quanto mais você abrir o leque das suas ofertas, menos condições de ser reconhecido por uma delas você terá, mais dificuldade de ser indicado enfrentará (pois serão tantas as opções que as pessoas não saberão o que realmente você faz) e por último, e mais importante, menos reconhecimento você terá.
Atualmente, os profissionais que se especializam em uma determinada atividade tendem a ser mais valorizados, reconhecidos e procurados por empresas que desejam um trabalho eficaz e de qualidade para determinada área.
Vendo por outra ótica, e olhando de dentro para fora, como hoje a disputa é grande e a concorrência existe, em larga escala, em todas as atividades, quanto mais especializado melhores são as suas chances de se sobressair da massa. Por exemplo: Se você é um fotografo e está vendo que o mercado, depois do boom das máquinas digitais, ganhou milhares de novos "profissionais" e, além disso a grande maioria está buscando as festas, eventos, casamentos e aniversários, porque não se posicionar como fotografo especializado em veículos, em animais... Uma vez que você coloca no seu trabalho uma especialidade isso tende a aumentar a sua valorização não só no que tange a visibilidade mas principalmente na financeira.
Tenha sim um foco, isso é muito importante, mas pense em se posicionar de forma especializada dentro da sua atividade. Vale lembrar que não adianta apenas vestir essa nova roupa sem que ela fique perfeita em você, e essa analogia é dentro exatamente do quanto você é realmente capaz de oferecer um trabalho diferenciado para o mercado e para o público que escolher. Se estiver tudo ok e você é capaz de entregar exatamente o que oferece, vá em frente e experimente essa possibilidade! Não tenha receio de que o mercado vai diminuir, que as oportunidades serão menores pois é exatamente o contrário, a tendência da humanidade é buscar cada vez mais especialistas e que tal você se tornar um na sua área! Ofereça especialidade e se torne uma referência dentro do seu segmento!
Até o próximo!
Werner Lima
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