Pelo que você é reconhecido?
Qual a sua maior habilidade?
O que as pessoas identificam em você como um diferencial?
Se você consegue responder essas 3 perguntas, parabéns, você já tem um caminho a seguir. Porém, se uma delas ou todas lhe trazem uma interrogação é momento de parar e pensar.
Por mais que vivamos em um mundo onde ser "multi" é visto como positivo, muitas vezes no campo profissional isso não se reflete e, quase sempre, nos traz armadilhas difíceis de serem revertidas.
Certa vez fui questionado sobre como meus clientes me viam, o que eu fazia para suas empresas. Para tirar essa dúvida, questionei a um deles qual serviço eu prestava para a sua empresa. A resposta foi um soco no estômago pois, além de não saber exatamente o que eu fazia, ele me deu uma função que sequer era minha.
Tal situação me levou a uma indagação pessoal: Como eu seria indicado para um novo cliente se os atuais não fazem idéia do que eu faço? Por outro lado me deparei com um problema de identidade pela multiplicidade de serviços que exercia.
Minha posição foi decisiva para uma mudança de vida. Me retirei um pouco de cena e entrei em um profundo mergulho sobre o que eu tinha feito até aquele momento e o que eu queria para o futuro. O fato é que eu já era um profissional reconhecido no mercado, respeitado pelos concorrentes e com clientes interessantes, porém, não possuía uma identidade.
Nesse momento de reconstrução do que havia feito até aquele momento decidi seguir uma linha, buscar um único mercado dentro dos vários que atuava e focar em um único segmento, o qual pudesse me dar a identidade que buscava.
Por anos e anos, mais exatamente 20 anos, eu trabalhei, cresci e conquistei meu espaço mas não criei uma identidade que pudesse me dar ainda mais força. As pessoas conheciam a qualidade do meu trabalho porém não sabiam exatamente o que eu fazia. A partir do momento que defini claramente o que eu queria, foquei nesta decisão e solidifiquei minha escolha o retorno foi imediato.
Hoje eu posso dizer que passado pouco mais de um ano dessa mudança todos os meus clientes sabem exatamente o que eu faço, já conquistei novos clientes por indicação de outros e quando meu nome é mencionado o link com a área de atividade é imediata.
Muitas vezes nosso maior erro é querer ser tudo, fazer tudo e agradar a todos. Isso é impossível!
Definir metas, ter um único foco e fazer isso acontecer é um dos segredos para o sucesso.
Já recusei trabalhos de atividades que poderia muito bem realizar por ter uma meta. Já recusei contratos com empresas por não ser o trabalho pelo qual me propus realizar. Já abri mão de valores muito interessantes por não serem frutos de serviços que eu hoje ofereço, muito embora seria extremamente capaz de realiza-los. Não, eu não sou maluco em recusar trabalhos, o que eu deixei de ser é maluco de querer fazer tudo e não ser nada.
Lembra das 3 perguntas iniciais? Então, que tal começar a pensar para conseguir responder todas elas com clareza e sinceridade!
Meta, Foco, Sucesso.
Três momentos de um caminho certo se você quiser seguir!
Qual a sua maior habilidade?
O que as pessoas identificam em você como um diferencial?
Se você consegue responder essas 3 perguntas, parabéns, você já tem um caminho a seguir. Porém, se uma delas ou todas lhe trazem uma interrogação é momento de parar e pensar.
Por mais que vivamos em um mundo onde ser "multi" é visto como positivo, muitas vezes no campo profissional isso não se reflete e, quase sempre, nos traz armadilhas difíceis de serem revertidas.
Certa vez fui questionado sobre como meus clientes me viam, o que eu fazia para suas empresas. Para tirar essa dúvida, questionei a um deles qual serviço eu prestava para a sua empresa. A resposta foi um soco no estômago pois, além de não saber exatamente o que eu fazia, ele me deu uma função que sequer era minha.
Tal situação me levou a uma indagação pessoal: Como eu seria indicado para um novo cliente se os atuais não fazem idéia do que eu faço? Por outro lado me deparei com um problema de identidade pela multiplicidade de serviços que exercia.
Minha posição foi decisiva para uma mudança de vida. Me retirei um pouco de cena e entrei em um profundo mergulho sobre o que eu tinha feito até aquele momento e o que eu queria para o futuro. O fato é que eu já era um profissional reconhecido no mercado, respeitado pelos concorrentes e com clientes interessantes, porém, não possuía uma identidade.
Nesse momento de reconstrução do que havia feito até aquele momento decidi seguir uma linha, buscar um único mercado dentro dos vários que atuava e focar em um único segmento, o qual pudesse me dar a identidade que buscava.
Por anos e anos, mais exatamente 20 anos, eu trabalhei, cresci e conquistei meu espaço mas não criei uma identidade que pudesse me dar ainda mais força. As pessoas conheciam a qualidade do meu trabalho porém não sabiam exatamente o que eu fazia. A partir do momento que defini claramente o que eu queria, foquei nesta decisão e solidifiquei minha escolha o retorno foi imediato.
Hoje eu posso dizer que passado pouco mais de um ano dessa mudança todos os meus clientes sabem exatamente o que eu faço, já conquistei novos clientes por indicação de outros e quando meu nome é mencionado o link com a área de atividade é imediata.
Muitas vezes nosso maior erro é querer ser tudo, fazer tudo e agradar a todos. Isso é impossível!
Definir metas, ter um único foco e fazer isso acontecer é um dos segredos para o sucesso.
Já recusei trabalhos de atividades que poderia muito bem realizar por ter uma meta. Já recusei contratos com empresas por não ser o trabalho pelo qual me propus realizar. Já abri mão de valores muito interessantes por não serem frutos de serviços que eu hoje ofereço, muito embora seria extremamente capaz de realiza-los. Não, eu não sou maluco em recusar trabalhos, o que eu deixei de ser é maluco de querer fazer tudo e não ser nada.
Lembra das 3 perguntas iniciais? Então, que tal começar a pensar para conseguir responder todas elas com clareza e sinceridade!
Meta, Foco, Sucesso.
Três momentos de um caminho certo se você quiser seguir!
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